REGIMES POLÍTICOS E LIBERDADE

 

Se imaginarmos

D = Democracia

L = Liberdade individual

I = Nível intelectual médio do povo

P = Presença do Estado na economia

C = Controle da sociedade pelo Estado

encontraremos:

Isto é,

Em outras palavras, para saber quão democrático é um determinado sistema político-econômico-social, podemos comparar inicialmente o grau de liberdade (L) garantido pela Constituição do país a todas as pessoas e um determinado padrão inquestionável, como, por exemplo, a Declaração Universal de Direitos Humanos da ONU.

Além disso, através da média ponderada dos índices de escolaridade referentes à população, avaliamos o nível intelectual médio do povo (I).

Quanto à presença do Estado na economia (P), trata-se do contraste entre a participação do capital particular e do estatal na formação do PIB.

Ainda como dado básico, o controle daquele Estado sobre a sociedade (C) corresponde ao quanto de liberdade constitucionalmente  garantida fica comprometido na prática. Resulta da divisão entre o número de habitantes do país considerado e o de agentes empregados pelo Estado em sua própria segurança.

Finalmente, multiplicamos o grau de liberdade (L) pelo nível intelectual médio do povo (I). Também multiplicamos o índice de presença do Estado na economia (P) pelo controle que ele exerce sobre a sociedade(C). Dividimos o primeiro resultado pelo segundo e chegamos a um índice numérico (D) que servirá para comparações com os indicadores relativos a outras nações.

Antônio Aggio Jr.

Abril/2003

DEMOCRACIA DIRETA

PÊNDULO DA HISTÓRIA

TERROR E MENTIRA DÃO TÍTULO DE DOUTORA

VITÓRIA DA LUZ SOBRE AS TREVAS

PROJETO ELIMINA FONTES DE INSEGURANÇA

VOLTA Á 1.ª PÁGINA