É brasileira a maior

bandeira do mundo

A maior bandeira do mundo em mastro é brasileira. Sua confecção envolveu o apoio e o trabalho de várias áreas da comunidade de São Vicente, litoral do Estado de São Paulo, sob a coordenação da Prefeitura local. Foi hasteada em homenagem ao quinto centenário do Descobrimento do Brasil, durante as comemorações dos 468 anos de fundação da cidade, que é a primeira do continente americano e célula mater da nacionalidade brasileira.

Com área de 630 m², iluminado por holofotes, o Pavilhão Nacional permanece no alto do Morro dos Barbosas, em cuja base se encontra a famosa Biquinha do Padre Anchieta, centro de atração turística na cidade.

Prestes a ser catalogada pelo Guines Book, o livro dos recordes, a bandeira pesa 80 quilos. O mastro tem 60 metros, o equivalente a um edifício de 20 andares. Para abrí-la, foram necessários dez homens e,  para chegar ao alto do morro, precisou ser içada mecanicamente. Permanece hasteada desde 22 de fevereiro de 2000. Só é baixada quando ocorrem vento e chuva muito fortes, para evitar que se rasgue. Mas, isso acontece raramente.

Defronte ao morro e ao lado da Ponte Pênsil, ficam as ruínas do Porto das Naus, onde desembarcou em 1532 Martim Afonso de Sousa, o fundador oficial de São Vicente. Ali já viviam personagens históricos, como João Ramalho, o desconhecido "Bacharel" e o cacique Tibiriçá, que mantinham até um estaleiro para consertar naus e fabricar bergantins. E de lá partiram os primeiros bandeirantes, que desrespeitaram o Tratado de Tordesilhas e nos legaram este País continental. Isto tudo aconteceu quase um século antes de os Estados Unidos instalarem suas primeiras vilas, em Massachussetts.

Também nas próximidades, a Praia do Gonzaguinha é palco da encenação daquele desembarque nos meses de fevereiro, com envolvimento de toda a comunidade local e artistas de renome.

Bandeira_SV.JPG (54936 bytes)

E-mail para O JORNAL

Volta à 1.ª página