O Boletim eletrônico do Programa Brasil Alfabetizado - SEEA Nº 04, de27/10/2003, do Ministério da Educação divulgou a seguinte notícia: "CUT e MEC assinam convênio para o Brasil alfabetizado".

Segundo ela, " o ministro da Educação, Cristovam Buarque, e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Luiz Marinho, assinaram, no dia 27/10, um protocolo de intenções para a alfabetização de jovens e adultos. A ação pretende alfabetizar 300 mil pessoas de todas as regiões, num período de três anos. O objetivo desta ação conjunta é levar a alfabetização aos desempregados e aos trabalhadores rurais e urbanos ligados a sindicatos, federações e confederações filiados à CUT e aos beneficiários do programa Fome Zero, em todos os Estados."

Em função do divulgado, o deputado Lobbe Neto (PSDB/SP) solicitou informações através do requerimento n.º 1.072/03, nos seguintes termos:

"1) Solicito cópia do inteiro teor do referido Protocolo de Intenções.

"2) Quais os critérios utilizados na seleção da CUT para a assinatura do referido Protocolo.

"3) Qual o total dos recursos a serem gastos na implementação do referido Protocolo, respectivas fontes e cronograma de repasses. e

"4) Qual a estrutura da CUT, física e de pessoal, que será utilizada na implementação do referido Protocolo."

"Temos que utilizar os profissionais reconhecidamente capacitados, pois alfabetizar não é ensinar a pessoa a reconhecer seu nome ou desenhar as letras" – disse o parlamentar.

Mensagem para O JORNAL

Volta à 1.ª página