"Mais uma jornada de luta do povo brasileiro contra a impunidade que ameaça as bases de nossa sociedade" – assim foi qualificada por seus organizadores a manifestação realizada dia 7 último, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, para coleta de assinaturas no manifesto que exige a imediata realização de plebiscito sobre a diminuição da maioridade penal. Centenas de pessoas participaram do ato, entre elas diversos parlamentares.

Jorge Damus Filho, pai do jovem Rodrigo, de 20 anos, morto em latrocínio praticado por um menor delinquente que estava a três dias de completar 18 anos de idade, informou que 13.207 ofícios já tinham sido enviados pelo Comitê Nacional Pró-Plebiscito a autoridades e parlamentares de todo o País até aquela data, conclamando-os a apoiar o movimento.

O comitê suprapartidário foi formado na Assembléia Legislativa por iniciativa do deputado Campos Machado, que busca a redução da maioridade penal desde 1995. Nessa época, 800 mil assinaturas foram apostas em manifesto pela instituição do limite de 14 anos de idade.

NO PARQUE, AS ASSINATURAS

Com faixas e barraquinhas distribuídos por vários pontos do Parque Ibirapuera, as assinaturas foram

Dsc00178.jpg (52298 bytes)

Dsc00180.jpg (60621 bytes)

coletadas pelas seguintes entidades e famílias de vítimas:

Comitê Nacional pró Plebiscito - Redução da Maioridade Penal - Plebiscito Já! www.plebiscitoja.com.br

MRC – Movimento de Resistência ao Crime www.mrc.org.br

APADDI – Associação Paulista de Defesa dos Direitos e das Liberdades Individuais www.apaddi.org.br

Associação Paz com Justiça Liana Friendenbach www.pazcomjustica.com.br

Família de Felipe Caffé

Família de José Carlos de Souza junioremarcelpelapaz@br.inter.net

Família de Marcel Gonçalves junioremarcelpelapaz@br.inter.net

Ajutra - A. Juventude Trabalhista

ATADE e AMTESP

Família de Gabriela Prado Maia – RJ cleydepradomaia@ig.com.br

REUNIÃO DIA 6 NO RIO GRANDE DO SUL

Em Porto Alegre, Luiz Fernando Oderich, pai do jovem Max, que foi assassinado em assalto, fundou a organização www.brasilsemgrades.org.br para

Dsc00186.jpg (62890 bytes)

Familiares.jpg (36349 bytes)

também lutar pela redução da maioridade penal. Dia 6 de abril próximo, naquela capital, haverá uma reunião com entidades afins e familiares de vítimas, aberta a todos os interessados. Em e-mail, o fundador diz:

"Queremos discutir mudanças na legislação e uma forma de pressionar para mudá-las. Vocês todos estão convidados. Mas, não só isso. Quem tiver mais telefones e endereços, favor nos informar, mandando por e-mail ou ligando para a ONG - Marcelo 3333.9535. A reunião será às 20:00 no Hotel Ritter."

Mensagem para O JORNAL

Volta à 1.ª página