O ESCÂNDALO DO PT

Entre mais de uma centena de e-mails enviados a O JORNAL sobre o escândalo Waldomiro Diniz, envolvendo candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) em corrupção, as mensagens de José Américo V. Valadão < jose.valadao@terra.com.br > e Francisco J. D. Santana (R. Território do Amapá, 334, ap. 204, CEP41830-540 – Salvador- BA) < francisco.jose.santa@terra.com.br > resumem os pensamentos expressos nas demais.

A primeira diz:

"As declarações do PT, quer do seu presidente ou de seus deputados na defesa
de Sr. Dirceu, me faz acreditar ainda mais que, se o Sr. Dirceu não sabia, é
ingênuo e, portanto, não merece ficar com um cargo tão importante. E, se sabia,
é conivente com a corrupção e, portanto, não pode ficar. Por muito menos,
Vargas suicidou-se e o Collor foi deposto."

O segundo e-mail, sob o título "E Jogaram Fora o Sofá", afirma:

"Tem aquela piada do sujeito que flagrou sua esposa traindo-o com um amigo em cima do sofá da sala. Tomou a decisão: jogou o fora sofá.

"Foi o que aconteceu agora. O Ministro José Dirceu não fez jus à confiança que o cargo exige para com o presidente, colocando lá dentro um manjado agenciador de propinas junto à casa lotéricas e à contravenção e que é seu íntimo. Ao invés de afastar o Ministro e não tentar impedir a CPI, ele tomou a suprema decisão: Fez uma medida provisória fechando os Bingos.

"Já pensou se acontecer agora suspeita de propinas envolvendo donos de Planos de Saúde? Ele manda fechar os planos de saúde e hospitais conveniados. E se forem empreiteiros da construção civil? Fecham-se as empresas de construção civil. Original!!!"

A GREVE NA POLÍCIA FEDERAL

Jorge Damus < jorge@atequando.com.br > repassou ao jornal mensagem que recebeu do diretor do Sindicato dos Policiais Federais da Paraíba e Coordenador Intersindical da FENAPEF (Federação Nacional dos Policiais Federais), José Tércio FagundesCaldas Jr. Diz esse missivista:

"Estou lhe escrevendo para falar de algo que a Presidência da República de fato não faz.

"Por óbvio que você já tomou conhecimento da greve Nacional dos policiais federais. A imprensa, às vezes, deturpa as reivindicações e o próprio Ministério da Justiça tenta manipular a mídia com informações inverídicas.

"Na verdade, os policiais federais estão querendo tão somente que se cumpra a Lei. Senão vejamos:

"Deste 1996, o cargo – e não a carreira – de agente, escrivão e papiloscopista passaram a ser de nível superior. Isto significa que a partir de então, aquilo que já existia de fato, se tornou uma exigência legal. Hoje, 98% dos policiais federais têm curso de formação acadêmica de 3º grau de ensino e muitos deles com pós-graduações em nível de especialização, mestrado ou mesmo doutorado.

"O que se quer, é tão somente a contra-partida dessa qualificação que é devida no serviço público: que os vencimentos sejam os devidos aos servidores da PF que se exige nível superior.

"Importante frisar, que infelizmente com a estrutura funcional e de carreira existente nos órgãos policiais do País, nossa segurança permanecerá fadada ao fracasso cada vez pior.

"O Governo do PT teve – e tem – a oportunidade de mudar isto. Basta, usar a Polícia Federal como projeto piloto e implantar a Lei Orgânica do Órgão, elaborada por Comissão Oficial do DPF, da qual tive a honra de participar como representante da Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF, em que implanta um modelo de Cargo Único, com hierarquia bem definida e com modelo de promoção rígido onde o mérito profissional, a qualificação acadêmica e a competência funcional sejam auferidas através critérios claros e objetivos.

"Infelizmente, no modelo atual, estamos vendo pessoas muito jovens assumirem logo após o termo de posse no cargo público a chefia e direção de repartições policiais de altíssima importância pelo simples fato de terem passado num concurso para delegado de polícia.

"Certamente, são pessoa com uma boa carga de conhecimento jurídico, mas freqüentemente, péssimos na atividade policial.

"No Brasil, histórica e erradamente, tratam-se as questões de Ciência Policial através de estamentos militares e jurídicos. Erro que tem cobrado um preço muito alto à nossa população.

"A vossa luta é a luta dos verdadeiros policias federais!

Ajudemo-nos mutuamente."

ACRIMESP: PRIMEIRA MULHER NA PRESIDÊNCIA

A Associação dos Advogados Criminalistas do Estado de São Paulo (ACRIMESP) informa que, nas eleições realizadas há dias, foi eleita a primeira mulher advogada para a sua Presidência, dra. Vitória Nogueira. Em longa entrevista publicada no "site" da entidade, ela expõe o seu projeto para fortalecer a associação e aquele segmento profissional. Mais informações estão em http://www.acrimesp.com.br/newsletter.htm e http://www.acrimesp.com.br/

HISTÓRIA DO MARXISMO

Do Centro de Estudos Marxistas (Cemarx) da Unicamp, recebemos mensagem com o seguinte texto:

II Ciclo de História do Marxismo

A teoria marxista da revolução

6 e 7 de abril

Auditório do IFCH - Unicamp

Debate de abertura: Balanço das revoluções do séc. XX

dia 6 - 10h

Lincoln Secco - USP

Valério Arcary - Cefet

1ª Mesa redonda: A teoria revolucionária de Rosa e Lênin

dia 6 - 14h

Emil von München - Univ. Frankfurt

João Quartim de Moraes - Unicamp

2ª Mesa redonda: A teoria revolucionária de Gramsci e Che

dia 6 - 19h15

Edmundo Dias - Prof. Apos. Unicamp

Luiz Bernardo Pericás - USP

3ª Mesa redonda: A teoria revolucionária de Mao e Trotsky

dia 7 - 14h

Armando Boito - Unicamp

Ruy Braga - USP

Debate de encerramento: As possibilidades revolucionárias na AL e no Brasil hoje

dia 7 - 19h15

Altamiro Borges - PCdoB

André Ferrari - SR/ESD

Eduardo Almeida - PSTU

Organização

Movimento Ruptura Socialista - MRS

Apoio

Centro de Estudos Marxistas - Cemarx/IFCH/Unicamp

Centro Acadêmico de Ciências Humanas - CACH/IFCH/Unicamp

Instituto de Filosofia e Ciências Humanas - IFCH/Unicamp

Instituto Latino-americano de Estudos Sócio-econômicos - Ilaese

Programas de Pós-graduação em Ciências Humanas - IFCH/Unicamp

LETRA DE MÚSICA PARA MARIA RITA

Graça Maria < lizzadalu@hotmail.com >, de Santos-SP, diz através de e-mail:

"Quero o e-mail de Maria Rita. Preciso enviar a letra de uma musica que fiz e, NOSSA, cai direitinho para ela. Afinal eu sou fã de Elis, até hoje, e ver e ouvir Maria Rita é muito bom."

N. da R. - Não sabemos o e-mail pessoal da nova estrela que brilha na MPB. Entretanto, ao que fomos informados, a gravadora (Warner) pode intermediar o contato, repassando a ela a letra da música. Basta clicar neste "link": http://www.warnermusic.com.br/fale_conosco.asp

Mensagem a O JORNAL

Volta à 1.ª página