Computador2.gif (31302 bytes)

INTERNETEANDO

Sérgio Quintella da Rocha
serginhoqr@uol.com.br
SEXO NA INTERNET

Segundo pesquisa de uma empresa da Califórnia que mapeia a audiência na Internet, os sites de conteúdo adulto são três vezes mais vistos do que as páginas de busca. Enquanto Google, Yahoo e MSN registram pouco mais de 5 % de todas as visitas feitas por internautas, os sites de sexo recebem mais de 18%.

A maior discussão se dá pelo fato de não sabermos quem visita as tais páginas eróticas. Homens casados, jovens, crianças? A Internet tem isso de ruim. Qualquer um pode entrar onde quiser.

A pornografia infantil é o tipo de situação mais grave, já que expõe crianças e adolescentes às piores condições possíveis. É a pior forma do sexo, com certeza.

Existem filtros, os sites de busca limitam o uso de páginas com determinados temas, mas, graças às leis brandas em algumas regiões do planeta e ao extremo conhecimento técnico das pessoas que montam esse tipo de rede, a prática da pedofilia aumenta cada vez mais.

No Brasil, por exemplo, não é crime nenhum entrar em sites que contenham fotos de jovens nus ou fazendo sexo. Só caracteriza crime a transmissão de dados. Um prato cheio para quem comete o delito (sic) e está certo de que não haverá punição.

A Delegacia de Crimes Eletrônicos, ligada ao DEIC, tem muito trabalho para descobrir essa prática, pois é muito difícil saber quem manipula tal tipo de informação. Só se pega alguém se ele roubar algum dado eletrônico, como uma senha ou um número de conta corrente, por exemplo. Caso contrário, a impunidade impera.

NETSCAPE

Semana passada, tive problema com um vírus. O danado corrompeu alguns dados do Internet Explorer e danificou o endereço para exibição da página inicial. Após várias tentativas de restabelecer o endereço antigo, não consegui. Consulta técnico daqui, liga para o provedor dali, cheguei a uma conclusão: não vou mais usar o Browser do Sr. Bill Gates.

Revolta? Pode até ser. Já que não consegui reinstalar o navegador, comecei a utilizar o Netscape. Pois é, ele ainda existe. Está na versão 7.0. É ágil, rápido (um pouco menos do que o I.E, diga-se), mas suficiente para não precisar arrancar os cabelos, pois ele, até agora (uma semana depois), não travou nenhuma vez.

É NAMORO OU AMIZADE?

O Dia dos Namorados é um prato cheio para quem quer aumentar seus ganhos. Comerciantes e trabalhadores

informais (não apenas os ambulantes) consideram a comemoração dos apaixonados uma boa forma de ganhar dinheiro. Além dos habituais presentes, há formas de dizer "eu te amo", pondo a mão no bolso, claro. Tudo se paga. Cinema, teatro, motel, viagem, hotel, enfim, qualquer tipo de lazer.

Como a situação não anda muito boa para todo mundo, há quem não ache tão ruim estar sozinho. Ou melhor, até ache um pouco bom. Quando se pensa no lado financeiro, a esperança perde para o bolso.

Para esse tipo de pessoa, a data pode se tornar um martírio. Pode, mas não é. Há vária opções para a badalação. Bares e casas noturnas preparam festas para os solteiros. Um verdadeiro esquema é montado para que se consiga o par para o tal Dia dos Namorados.

Na Internet a história também se repete. Os megaportais UOL e Terra têm seus serviço de combinar pares. No Terra, o Alma Gêmeas é o campeão de visitas. Já tem mais de um milhão de cadastrados.

O processo é simples: o candidato escreve seus dados, seus hobbies, preferências, assuntos que lhe interessa. Do outro lado, a pessoa do sexo oposto (até do mesmo, por que não?) também coloca lá suas coisas. Pronto, o programa junta tudo e compila as informações. Basta dar uns cliques e achar o (os) pretendente (s). Muito simples, não?

Pois é, tudo muito fácil sempre é preocupante. As pessoas podem se decepcionar e encontrar o oposto do que procuram. E a palavra frustação pode cair direitinho no colo de quem sonhava encontrar a pessoa amada.

Pessimista, eu? Nem tanto. Também há casos de pessoas que encontraram sua "alma gêmea" e vivem felizes para sempre.

Entretanto, todo cuidado é pouco, e dicas de como se comportar no encontro são válidas: evitar lugares escuros e ermos, preferir "shoppings" e, se possível, nunca ir sozinho.

Depois disso, quem não quer gastar tempo e dinheiro com presentes, muito menos pegar filas em determinados locais, pode preferir um bom romance (se é que possa existir) via Internet. Os bate-papos estão aí. Use sua fantasia.

VISITE O SITE

www.planalto.gov.br

Nessa página é possível conhecer toda a estrutura do Governo Federal, incluindo a agenda do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Ministros, secretários e autarquias do Planalto também estão à mostra para quem quiser ver.

Mensagem para O JORNAL

Volta à 1.ª página