Amaira e Feguelli

CRISTINA MORTÁGUA DE BEM COM A VIDA

Esta jovem loira de pele amorenada, que enlouquece os homens, nasceu em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Foi criada pela mãe Neide e a avó Esmeralda. É a elas que Cristina Mortágua dedica muito orgulho e devoção.  Sempre vaidosa, desde pequena imitava a mãe em tudo que dizia respeito ao visual. O resultado foi positivo, pois hoje tem um corpão de dar inveja a muitas mulheres. Já foi capa de revistas como Sexy e Playboy.Também, pudera, faz dieta no dia-a-dia e muita malhação.

Cristina deu partida à carreira quando o produtor Zé Reinaldo a convidou para o concurso “As Panteras”, do qual saiu vencedora. Valeu-lhe a capa da Playboy. Depois desta aparição,  em maio de 1992, não parou mais.

Tem um filho lindíssimo, que diz ser a razão de sua vida. É fruto do relacionamento com o jogador de futebol Edmundo. Em seu site ( www.cristinamortagua.com.br ), ela dirige emocionante declaração ao pimpolho.

Cristina Mortágua conseguiu as coisas que tem com muito esforço. Não gosta de ficar parada e as seguidas propostas de trabalho provam que é uma vencedora. Namora com o jogador de futebol Djair, romance que já deu muita confusão, mas hoje é só alegria.

O QUE É O NATAL

Como toda festa religiosa, o Natal é rico em símbolos. São poucas as pessoas que conhecem suas origens e seus significados. O Natal marca época como a grande festa de solidariedade universal. É comemorado em todo o mundo, até mesmo onde a população cristã é minoria. Podemos sentir que, quando o dia 25 de dezembro se aproxima, uma certa ternura vai envolvendo a todos e o ar fica carregado de expectativa. O Natal, enfim, desperta nas pessoas sentimentos à vezes esquecidos, principalmente o amor ao próximo. Símbolos que freqüentam vitrinas iluminadas e a sala de nossos lares geram sons e cores que transmitem grande harmonia. 

Com as diversas mudanças feitas nos calendários ao longo dos anos, ficou difícil fixar a data do nascimento de Jesus. Mas, acontecimento tão importante, como a vinda do Filho de Deus, mereceria ser lembrado numa ocasião especial. Desse modo, todos incorporaram facilmente o costume de celebrá-la. Aí é que entra o dia 25. Nessa época do ano, ocorre no Hemisfério Norte o solstício de inverno, momento em que o Sol, depois de atingir o ponto mais distante da Terra, devido ao ápice da declinação boreal, reinicia o caminho de volta em direção ao equador. E os dias tornam-se mais longos, bons para comemorações prolongadas. Foi da apropriação e do amálgama das festividades pagãs que surgiu o Natal, também como forma de convencer os não cristãos a aderirem ao cristianismo.


QUEM É O PAPAI NOEL?

Papai Noel... Santa Claus... Saint Nicholas... Père Noel... Sinterklaas… Father Chrismas… Kris Krigle… Na verdade, são figuras que representam a mesma pessoa. A diversidade de nomes deve-se à maneira com que cada povo, ao longo da História, acostumou-se a chamar o simpático e rosado velhinho de barbas brancas. Especialmente para as crianças, ele é sinônimo de Natal. Ao contrário do que se possa crer, Papai Noel, como esse personagem é conhecido no Brasil, não surgiu por algum interesse comercial. As origens perdem-se no tempo e, para muitos, não passa de uma imagem legendária, produto do imaginário popular. Há, porém,  os que vinculam a figura de Papai Noel à do bispo São Nicolau, que teria vivido na cidade de Mira, Ásia Menor, no século IV. “Atribuiram-se a ele vários milagres, mas o que marcou definitivamente foi sua bondade e a prática de distribuir presentes entre as crianças”.

Nasceu daí uma devoção que se espalhou por toda Europa na Idade Média, originando a figura estilizada de Papai Noel, que  entra sorrateiramente nas casas em toda madrugada de 25 de dezembro, carregando um enorme saco às costas, para depositar sob a árvore decorada com enfeites natalinos os presentes devidos às crianças que se comportaram bem durante o ano. Há países, como a Polônia, em que os presentes são  distribuídos no dia 6 de dezembro, data do nascimento de São Nicolau. “A primeira vez em que se mencionou a figura de Papai Noel foi no livro Uma Visita de São Nicolau, escrito em 1823 pelo inglês Clement Moore”. A obra retrata a figura de um velhinho que vivia  andando de trenó puxado por renas. Esse ambiente invernal, acrescido do fato de São Nicolau ser visto apenas no período  natalino, deu origem à idéia de que ele deveria viver numa região muito distante e isolada do planeta. Daí a escolha do Pólo Norte como sua morada.

Foram os irlandeses que agregaram a essa figura entes pagãos, como os gnomos, transformando-os em ajudantes de Papai Noel na fabricação dos brinquedos a serem distribuídos. Em 1866, o cartunista norte-americano Thomas Nast resolveu dar formas ao personagem relatado no livro de Moore e desenhou, no Harper’s Weekly, um velhinho bonachão, de barbas brancas, muito semelhante ao estereótipo do vovô bondoso e que acabou se transformando na figura oficial de Papai Noel. As roupas vermelhas só foram acrescentadas no início do século XX por meio de uma campanha publicitária, feita no rótulo de uma grande marca de refrigerante.

Mas, o verdadeiro Papai Noel é aquele que ama a Jesus de todo o coração e dá presentes em nome dele, fazendo de tudo para que as pessoas (especialmente os necessitados) louvem a Deus pelas dádivas recebidas. E alimenta nelas o desejo de sentir Deus para aprender a dar, amar e cuidar dos outros, como Jesus fazia. 

SONHO DE NATAL

Há 17 anos, na época de Natal, Canela se transforma numa cidade encantada, onde gnomos, anjos e centenas de outros personagens tomam conta da imaginação do público. A paisagem ímpar da cidade, que tem na majestosa Catedral de Pedra um dos pontos culminantes, cria caminhos de luz que descortinam cenários mágicos e falam de esperança, paz e harmonia. 

O Sonho de Natal, uma das maiores manifestações de fé e beleza do Brasil, ocorrerá do dia 4 deste mês até 8 de janeiro próximo. Estrategicamente localizada na região serrana do nordeste do Rio Grande do Sul, Canela possui uma rede hoteleira, gastronômica e comercial capaz de absorver grandes contingentes turísticos. Oferece mais de cinqüenta pousadas e hotéis, capazes de agradar aos exigentes visitantes. Uma infra-estrutura de primeiro mundo que deixa o turista bem à vontade para curtir o que a cidade tem a oferecer. E, na época de Natal, o show é completo. 

RONALDO, A NOIVA E AS VESTES DO CASAMENTO

O artilheiro Ronaldo e a noiva, Daniela Cicarelli, estiveram em Roma, onde assistiram a uma missa celebrada pelo papa João Paulo II e foram à loja de um famoso costureiro italiano para comprar vestes de núpcias. Aproveitando a folga no Real Madrid, o craque chegou a Roma de manhã, ao lado de Cicarelli. O casal assistiu  à missa celebrada pelo Papa na Basílica de São Pedro, Vaticano, ao meio-dia, em homenagem aos cardeais e bispos falecidos nos últimos 12 meses.

Ronaldo e Daniela almoçaram num famoso restaurante do centro de Roma. Em seguida foram à loja do costureiro Valentino, onde escolheram a roupa para o casamento marcado para o próximo dia 11 de janeiro, em Paris. O “fenômeno” estava todo sorridente. Vestindo casaco marrom sobre camisa branca e calça jeans, posou com a noiva para os fotógrafos que o esperavam à saída da loja. Mas, não quis falar de futebol.  

EVENTO CAIAKER EM ILHA COMPRIDA

A Caiaker, tradicional fabricante de caiaques, realizou no belíssimo Município de Ilha Comprida (litoral sul de São Paulo) o 1.º Torneio Caiaker de Iniciação em Waveski. Foi uma grande festa de lançamento de seu mais novo modelo: Wave – um mix de caiaque com prancha de surf. Foi desenvolvido para o surf em caiaque com a capacidade de manobras e o desempenho da prancha.

O evento aconteceu nos dias 06 e 07 de novembro e fez parte das comemorações do aniversário da cidade de Ilha Comprida. Em parceria com a prefeitura local, a empresa disponibilizou transporte, estada e alimentação para todos os participantes. Transformou o acontecimento em ótima oportunidade para divulgar esse esporte ainda pouco conhecido no Brasil, mas que vem conseguindo novos adeptos a cada dia. Todos os participantes utilizaram equipamentos idênticos fornecidos pela Caiaker para garantir igualdade de condições.

Além do Torneio, que rolou no domingo, a Caiaker realizou, em parceria com a ClinicaSurf, uma clínica de técnicas de waveski para todos os partícipes, em especial os iniciantes, no sábado. O objetivo de fazer um torneio voltado para os principiantes foi muito bem aceito. De maneira geral, superou as expectativas. Alguns nunca haviam segurado um remo. Conseguiram, porém, após a clínica de sábado, competir no domingo e até se classificar em sua bateria,  avançando em alguns casos até a final.

O torneio teve três categorias, uma feminina, e duas masculinas, divididas entre Avançados e Iniciantes. A categoria Avançados contou com diversos atletas da Confederação Brasileira de Canoagem, inclusive alguns da seleção brasileira da modalidade Caiaque Pólo, e também com a presença do campeão brasileiro de waveski, Gilberto Filgueira. Ele foi o grande campeão do torneio, mas com pontuação pouco superior à dos demais finalistas, o que demonstra o nível de disputa enfrentado pelo favorito. 

Os atletas ficaram divididos em baterias de 4 competidores. Tinham 15 minutos para surfar à vista dos  juízes que classificavam os 2 melhores para as baterias seguintes. A avaliação obedeceu aos seguintes critérios: escolha de onda, manobras, estilo, radicalidade e permanência na onda.

 

 

 

 

RAFAEL EM “CROMOSSOMOS MENTIROSOS”

Rafa Mello, formado na FAAP, foi premiado pela ABRP (Associação Brasileira de Relações Públicas) pelo melhor trabalho de conclusão de curso do ano de 2003 e agora estréia a peça “Cromossomos Mentirosos”, dirigida por Eduardo Martini, na própria faculdade em que estudou. Jovem talento do humor, o artista faz rir como um veterano. Marca pelas imitações hilárias de políticos como o presidente Luís Inácio Lula da Silva, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ciro Gomes e o governador Geraldo Alckmin, entre outros. Mas, o improviso continua com personagens como Scooby Doo, Salsicha, Padre Quevedo, o apresentador Paulo Henrique Amorim, Júnior (da dupla Sandy e Júnior), Pelé e outras celebridades.


Também fazem parte do show personagens de criação própria, como o jovem Pedro Marciano, garoto cheio de traumas e tiques, que freqüenta terapia nada convencional e muito criativa; o pastor que leva suas ovelhas para os “absurdos”, ou melhor, para os “abismos” mais divertidos do mundo pagão, com mandamentos e leis que visam “desorientar” o público diante da vida. 

O roteiro satiriza as mentiras mais comuns em cada faixa etária, a começar pelo nenê familiarizado com a mentira dentro do ventre da mãe, até os idosos, que se permitem mentir por razões particulares e sexualmente óbvias. Durante o espetáculo, o humorista usa e abusa de brincadeiras e descontração com muito improviso. Para quebrar o ritmo do espetáculo e surpreender a platéia, Rafa Mello também canta e dança. As músicas foram compostas pelo próprio artista, com letra obediente à sátira e comédia. 

Rafael Martinez Nunes Mello nasceu em São Paulo, em 1981, com a “veia artística” herdada do tio, o saudoso Paulo Ubiratan. Já se apresentou em três shows no Teatro Folha, na presença de artistas como Thierry Figueira, Daniela Barros, Maithê Birman e Mario Veloso.  O Teatro da Faap fica na Rua Alagoas, 903, Higienópolis, Prédio 1, com show todas as quartas e quintas feiras às 21h00. Não percam. 

BOM DIA MULHER ENSINA COMO SE DEFENDER

O programa Bom Dia Mulher mostrou como se defender dos crimes da Internet. Hoje em dia, navegar na Web pode ser um tanto quanto perigoso e sobre isso foi o papo que rolou no programa da Rede TV! O advogado e professor Marco Araújo Junior deu dicas de como não ser vítima de golpes. Muita dúvida foi desfeita e ficou claro que a internet pode ser segura quando se sabe usar. O Bom Dia Mulher vai ao ar às 7h40, pela RedeTV! Vale a pena ver também O Sabor e Saúde, apresentado às 11 horas, também por essa emissora.

PELÉ E OS CEM ANOS DA FIFA

O ex-jogador Pelé foi a maior atração na abertura da exposição 100 Anos de Planeta Futebol que comemora os centenário da Fifa. O Rei estava ao lado de Joseph Blatter, presidente da entidade, e de Jacques Rogge, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI). 

A exposição, aberta oficialmente dia 17 de novembro, está no Museu Olímpico. É uma tentativa de aproximação entre Fifa e COI, antigos rivais na organização de torneios mundiais. Os visitantes terão informações sobre a história do futebol e conhecerão detalhes das carreiras de lendas  como Dino Zoff, Maradona, a americana Mia Hamm e Pelé. Para as crianças, a exposição apresenta dois simuladores de jogos de futebol com livre acesso. Nos dias 4 e 5 de dezembro, 2 de janeiro e 5 e 6 de fevereiro, os torcedores ainda terão um motivo a mais para visitá-la. Vencedores do prêmio de melhor jogador do mundo concedido pela Fifa estarão no local para tirar fotos ao lado dos visitantes. 

A exposição sobre o centenário da Fifa continuará aberta até o mês de abril, em Lausanne (Suíça). 

DELÍCIAS DO MARROCOS NO BRASIL

Foi um sucesso a semana marroquina do La Mansouria Restaurant de Paris com suas "Delícias do Marrocos", no Hotel Gran Meliá Mofarrej, em São Paulo. Apresentou pela primeira vez no Brasil Fatema Hal, considerada como uma das mais profundas conhecedoras da gastronomia árabe.

Autora do celebrado Le Livre du Couscous, Fatema é conhecida como "rainha da cozinha marroquina em Paris" e foi condecorada com a "Légion D'honneur", reconhecimento máximo para personalidades políticas e artísticas no cenário cultural francês. Atualmente está preparando seu terceiro livro sobre culinária do Marrocos.

Fatema Hal veio a convite feito pelo Gran Meliá Mofarrej através de seu Diretor-Geral, Daniel Mallevergne, com participação de Roberto Jardim, promotor internacional do intercâmbio de grandes chefs de cozinha com o Brasil.

 

ALINE MORAES E CAUÃ EM SHOW À PARTE

Alinne Moraes e Cauã Reymond deram um show à parte na festa de lançamento da novela Como uma Onda, realizada na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Exibindo as alianças, trocaram beijos e afagos e mostraram muito ritmo com os pés, sob o som de Lulu Santos. O cantor entoou antigos sucessos de seu repertório como Descobridor dos Sete Mares, Último Romântico e Aviso aos Navegantes. Como Uma Onda, próxima novela das 18 horas da TV Globo, estreou dia 22 de novembro. A trama é de autoria de Walther Negrão e tem a direção de núcleo de Dennis Carvalho.

LANÇAMENTO IMPORTANTE E IMPERDÍVEL

Heródoto Barbeiro, Carlos Heitor Cony e Arthur Xexeo lançaram o Volume
2 do livro “Liberdade de Expressão”. Trata-se de uma versão eletrônica similar ao debate que os três jornalistas fazem todos os dias às 8h40 na Rádio CBN.

Neste volume, há um CD com parte dos debates expostos no livro. A apresentação aconteceu dia primeiro de dezembro, no Itaú Cultural, à Avenida Paulista, em São Paulo.

 

GUARDA-COSTAS ACUSA LIZA DE ASSÉDIO

O ex-guarda-costas de Liza Minnelli, M'Hammed Soumayah, está processando a atriz em 100 milhões de dólares. A alegação é a de que Liza o teria forçado a fazer sexo sob pena de perder o emprego. Os advogados da atriz não comentaram o caso. Soumayah, que trabalhou com a estrela em 1994, alega  ainda que apanhou de Liza e teve de fazer tratamento psicológico. Estupro às avessas, falta de testosterona ou só cara-de-pau? 

MATTHEW PERRY EM FESTA BENEFICENTE

O fascínio que Friends ainda exerce nos americanos pôde ser provado, mais uma vez. O ator Matthew Perry, integrante do elenco da série, marcou presença em uma festa de gala, em Los Angeles, e arrancou suspiros. A festa foi promovida pela Fundação Lili Claire. Era a sétima edição do evento beneficente. Também badalaram Deborah Gibson, membros da banda The Goo Goo Dolls, a atriz Jennifer Love Hewitt e Lake Bell, entre outros famosos. 

NOVA CAMPANHA DE GISELE NO BRASIL

Gisele Bündchen é um rosto de várias marcas. Na mais recente campanha, a top model internacional n.º 1 exibiu, de novo, a beleza que conquistou o mundo. A modelo brasileira será estrela, este mês, da campanha publicitária da Vivo para dois novos modelos de telefone celular. Diz-se que teria recebido R$ 1 milhão pelo trabalho.

ENFIM, O VERÃO

O verão está aí e você não pode ficar despreparada. Já começou a malhar e fechar a boca. Agora só falta comprar o maiô ou biquíni. Os trajes de banho serão os protagonistas de seu guarda-roupa durante toda a estação. Por isso, escolha aquele que lhe assente melhor.

Os maiôs cavados, cobrindo a área do estomago (estiveram na moda há mais ou menos 15 anos), voltaram com força total. Vale a pena conferir os modelos da grife Mar Rio, uma confecção de Votuporanga, Interior de São Paulo, que já exporta para a Europa e América do Norte. Estão no site www.marrio.com.br

FESTA PROIBIDA

Juíza veta docinhos com formatos genitais. Nem mesmo seios. Foi o que aconteceu em Mossoró (RN), onde a juíza Fátima Maria Costa Soares de Lima, da Vara da Infância e Juventude, proibiu o uso desses doces em festa de adolescente. Ela negou o Alvará de Autorização Judicial requerido por uma mãe que queria fazer festa de aniversário em casa, para dois filhos adolescentes, com o tema "Órgãos do Corpo Humano".

Segundo a mãe, a intenção era servir doces de caráter educativo, que alertariam os jovens sobre a necessidade de prevenir doenças sexualmente transmissíveis. A magistrada entendeu que a degustação das peças em forma de "bumbuns, seios, pênis e vagina" certamente iria "fomentar um ambiente de profunda sensualidade, desvirtuando o objetivo educativo". Os doces não foram servidos e a festa transcorreu normalmente.

GENTE MUITO GENTE

Quem conhece admira, quem não conhece não pode perder a oportunidade de conhecer a brilhante colunista Sylvia Lagus. Batalhadora, otimista e sempre alegre, comemorou com amigos e pizza mais um aniversário com a presença de vários ilustres.

59 PAPAIS NOÉIS EM AÇÃO MUNDIAL

Durante os dias 1.º e 5 deste mês, o Gran Meliá Mofarrej, famoso 5 estrelas paulistano, hospedará 59 empresários norte-americanos vestidos de Papai Noel. Permanecerão os quatro dias em São Paulo para participar de diversas ações sociais junto a comunidades carentes, como fazem a cada ano em vários países. Desta vez, a escolha recaiu sobre a cidade de São Paulo. O hotel afirmou orgulhar-se do apoio a essa iniciativa, com parte da hospedagem em caráter de cortesia e benemerência. 

THIAGO LACERDA GANHA OSCAR LATINO

Thiago Lacerda foi escolhido como melhor ator na terceira edição do Prêmio Inte, considerado o Oscar da TV latina. A premiação aconteceu em Miami, dia 19 de novembro. Lacerda recebeu a láurea por seu trabalho como Giuseppe Garibaldi, em A Casa das Sete Mulheres, que também levou o troféu de melhor minissérie. Jayme Monjardim estava presente, assim como a autora Maria Adelaide Amaral. Monjardim levou para casa o prêmio de melhor diretor.

Outros premiados da Globo foram a atriz mirim Bruna Marquezine, por sua convincente atuação como a Salete em Mulheres Apaixonadas, e o autor Benedito Ruy Barbosa, pela novela Esperança

OSSOS DE DINOSSAURO GIGANTE

Um grupo de pesquisadores encontrou na Grã-Bretanha ossos que pertenceram a um dos maiores dinossauros já vistos, com 20 metros de comprimento e entre 40 e 50 toneladas de peso. Os ossos do saurópode – família de gigantes que teriam vivido entre 125 milhões e 130 milhões de anos atrás – foram achados na ilha britânica de Wight. Trata-se dos maiores ossos já descobertos na Grã-Bretanha, entre os maiores da Europa. Acredita-se que o dinossauro campeão de tamanho no mundo seja o Argentinasaurus, um saurópode da América do Sul, que teria 37 metros de comprimento e pesaria entre 80 e 100 toneladas.

MARIA CÂNDIDA DEIXA O SBT

Depois de seis anos,  a jornalista Maria Candida saiu  do SBT, onde apresentou os eventos especiais internacionais da casa (Grammy e Oscar), o SBT Repórter, o Jornal do SBT e reportagens especiais para o Domingo Legal.  Ela esta indo para outra emissora.

Maria Candida apresenta  também  o programa especial de cinema Ele Disse, Ela Disse, todas sextas-feiras, das 10h30 às 12 horas, ao vivo, na Rádio Metropolitana (98.5 FM), ao lado dos jornalistas Paulo Gustavo e Aldrin Mazzei. É o único espaço em FM dedicado exclusivamente ao cinema. “A saída do SBT foi totalmente amigável, vou sentir muita saudade da Anhanguera, mas chegou a hora de mudar e estou muitíssimo feliz e animada com esta mudança”, disse a jornalista.

FERNANDA LIMA: 1 MILHÃO DE REAIS

A modelo Fernanda Lima parou sua cidade natal, Porto Alegre, literalmente. Durante seis horas, as principais ruas da capital gaúcha foram fechadas para Fernanda gravar o novo comercial da Pepsi-Cola, anunciando a promoção que dará R$ 1 milhão em ouro para um consumidor.

Bem-humorada, saiu perguntando aos pedestres o que eles fariam com essa dinheirama no bolso. Nos intervalos, saboreou o tradicional chimarrão e curtiu a família, que compareceu em peso para prestigiá-la.

Fernanda Lima assinou há pouco tempo contrato para ser garota-propaganda da Pepsi, posto que já foi ocupado por Daniella Cicarelli.

A FAMÍLIA ENTRELINHAS AUMENTOU

O escritor carioca Jacks Soar (foto), que estréia em O JORNAL, é autor do livro O Conquistador de Olhos, bastante interessante e muito bem colocado nas vendas em todo o Brasil. Seja bem-vindo!

Cantinho do Soar 

Homens, atenção para palavras que as mulheres gostariam de ouvir sempre:

Hoje, quero sentir o perfume do teu vestido rendado;

te sentir dentro dos olhos e minha boca tocar tua boca;

com minhas mãos tocar o teu rosto e minhas digitais arrepiarem todo o teu corpo;

vou me abaixar e beijar os teus pés;

rainha do meu coração, para ti vou me ajoelhar;

encostar minha face no teu ventre, abraçar teu corpo;

vou me banhar com tua saliva e me sentar à mesa para jantar ao teu lado.

 Jacks Soar.

IN

  • Sandálias

  • Óculos de sol

  • Ir à praia

  • Fazer caminhada

  • Chapéu

  • Viajar nas férias

  • Ficar com a família no Natal

  • Cores verde, rosa, laranja

  • Estampas

  • Aline Moraes

  • Programa Superpop, da Rede TV!

  • Bijuterias leves

  • Bolsa de palha

  • Enfeites de Natal

  • Montar a árvore natalina com a família

  • Top com decote reto

  • Blusa e saia com barra em V

  • Pulseiras coloridas

  • Calça Jeans cigarrete e corsário

  • Tomar bastante liquido

  • Dietas corretas

  • Saladas de todos os tipos

  • Suco de melancia 

OUT

  • Decote princesa

  • Muita maquiagem

  • Jeans bordado com penas

  • Calça boca de sino

  • Chapéu de caubói

  • Engordar

  • Fazer dietas loucas

  • Perfumes fortes

  • Sheila Mello

  • Casamento do Ronaldinho, na França

  • Cores: Preta e Cinza

  • Programa do Ratinho

 

 "O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”

feguelli@terra.com.br  

 amairagp@hotmail.com

Volta à 1.ª página

Mensagem a O JORNAL