O uso da água e das ervas medicinais para o equilíbrio físico e mental

 KNEIPPTERAPIA

Eunice Heras Galvez

Há séculos, cientistas, terapeutas, médicos e naturopatas utilizam a água como veículo para tratamentos hidrofitoterápicos (à base de ervas medicinais). Na Alemanha, Áustria e Suíça, surgiram clínicas que tornaram famosas várias cidades com o sucesso terapêutico através do uso da água.

Kneipp, um dos precursores da técnica, nasceu na Baviera em 1821. Transformou uma pequena aldeia de 1500 habitantes no maior centro hidrofitoterápico do mundo.

Dentro das diversas modalidades alternativas na busca do equilíbrio físico e mental, o uso da água vem despontando como opção segura, de emprego extremamente fácil e eficaz em um processo natural de manutenção da saúde, desintoxicação e cura de muitos males que, de modo geral, afligem a humanidade.

Segundo os especialistas, a terapia com água pode combater as mais diversas doenças, fortalecer, desintoxicar e proteger o organismo contra o estresse e a fadiga, aumentando o potencial físico e intelectual. Estudos comprovam que a água auxilia na liberação das toxinas, oferecendo força

 e equilíbrio orgânico.

Por exemplo, o contraste térmico do método Kneipp – utilização alternada de água quente e fria – proporciona, conforme ainda os especialistas, verdadeira ginástica dos vasos sangüíneos. Melhora a sua elasticidade e traz benefícios através de uma duplicidade de efeitos: de um lado a chegada de nutrientes aos tecidos e do outro a saída das toxinas através dos poros. "O princípio ativo das plantas medicinais é absorvido de forma mais efetiva pelo organismo quando usamos a água como veículo" - explicam.

Dessa forma, podemos promover uma verdadeira faxina orgânica através da desintoxicação, aliviando as juntas, facilitando os movimentos e diminuindo as dores do corpo.

Para saber mais sobre Kneippterapia, utilize o e-mail galvezaguia999@uol.com.br . E, como sugestão para ter mais saúde em 2005, preserve e beba muita água, tome banhos relaxantes, caminhe na praia, respire e expire profundamente, pois a água e o ar possuem energia vital. São as maiores dádivas da natureza.

Mensagem para O JORNAL

Volta à 1.ª página